quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chapéus do casamento real

Frank Sinatra já dizia: incline seu chapéu, os ângulos representam atitudes!

Sim, o casamento já passou. Minutos depois eu vim ao blog para fazer o comentário, mas algo urgente tirou meu tempinho para escrever aqui e só voltei hj.

O casamento de Kate e Príncipe Willian que aconteceu na última sexta-feira, foi muito elegante e rendeu comentários em todos os blogs de moda. Minutos depois, já se via em tais blogs diversas críticas de um acessório dispensável nos casamentos brasileiros, o chapéu!

Somos culturas diferentes, e foi muito mais que natural o espanto causado pelos chapéus dos mais belos aos mais inusitados. Sim, na minha opinião, as mulheres brasileiras ficaram "chocadas" também com os mais belos chapéus, e isso causou uma certa impressão de 'deselegância', da mulher brasileira no meu ponto de vista.

O chapéu também já foi acessório muito usado no país na década de 20, 30, 40 e também antes disso (ver mais em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-historia-do-chapeu/historia-do-chapeu.php), mas no casamento e festas ele deixou de ser usado e são os penteados que tomam seu lugar, exceto em alguns casamentos matinais. Mas os penteados sim, são muitas vezes são finalizados com os demais acessórios comentados mais abaixo.

Porque ... não foi exatamente o chapéu que chamou a atenção na grande festa, e sim os headpieces (acessórios de cabeça, tiaras, casquetes (pequeníssimos chapéus)), enfim, tudo que enfeita nossa cabeçinha. Acontece que lá no Casamento Real, as inglesas entre outras mulheres, abusaram de plumas, cores e até formatos, como esse abaixo totalmente bizarro usado por Tara Palmer 1 e pela prima do noivo 2:

                                                                                                                                     1



2













As demais mantiveram a elegância do traje recomendado que era de cerimônia e não decepcionaram a corte britânica, como na foto seguinte:



Um outro acessório que intermeia o chapéu e a casquete quanto aos tamanho são os fascinators, foram popularizados na década de 40 e foi o mais utilizado pela Duquesa de Cambridge Catherine Middleton.

Voltando ao MUNDO real, e ao nosso país, eu acredito que o uso de casquetes e tiaras para o dia-a-dia é tudo que uma mulher pode adquirir para criar uma aparência (enfeitadinha) e modelos bonitinhos prometem 'enfeitar' e 'enfeitiçar' a cabeçinha de muita gente durante qq estação.

Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário